Participação da PROS Consultoria na revista NE Supermercados, maior revista do segmento do Nordeste.

Prevenção de Perdas nos Supermercados

A prevenção de perdas é, sem dúvidas, um dos maiores desafios do supermercadista. Para se ter ideia, de acordo com a ABRAPE (2019), as perdas nos supermercados geram um prejuízo em torno de 2,05% no faturamento bruto da empresa. Apesar disso, nem todos os supermercados brasileiros possuem uma área para prevenção de perdas no estabelecimento.

 

Perdas de estoque

Existem inúmeras situações que podem ocasionar perdas, desde aquelas relacionadas ao vencimento de produtos perecíveis até os pequenos furtos. Todos esses casos comprometem a receita do negócio, bem como o capital de giro – necessário para repor as mercadorias que foram perdidas.

 

Quais os tipos de perdas mais recorrentes em Supermercados?

Quando falamos em perdas, é comum imaginarmos os prejuízos que elas trazem. Mas, mais do que isso, é importante conhecer a origem do problema (isto é, saber quais os tipos de perdas mais recorrentes no supermercado).

 

Perdas identificadas

As perdas identificadas são fruto de erros de processos no cotidiano do supermercado. De certa forma, podemos dizer que elas são previsíveis e possuem causas internas. Conheça algumas delas:

 

Danos relacionados à manipulação do produto

Esse tipo de perda é muito comum em supermercados e tem forte ligação com a atuação dos funcionários que lidam diretamente com o produto. Em resumo, durante a movimentação e o deslocamento da mercadoria dentro da loja ou no estoque, ela sofre alguma avaria que impede sua comercialização. Seria o exemplo de uma caixa de leite que sofre uma perfuração no deslocamento. Um copo de vidro que recebe algum choque e se quebra também ilustra essa situação.

 

Itens com o prazo de validade expirado

Também comum no setor, esse tipo de falha está relacionado a um controle de estoque inadequado e a processos logísticos pouco eficientes. Sempre que um produto vence na prateleira do supermercado, temos um prejuízo. Afinal, o empreendedor pagou por ele e terá de descartá-lo.

 

Deterioração de mercadorias perecíveis

O armazenamento e a manipulação de itens perecíveis devem seguir protocolos rígidos, já que eles podem ser contaminados facilmente. Assim, insetos, pragas e o próprio contato com produtos químicos e tóxicos são situações que poderiam ser evitadas e que acabam comprometendo a integridade das mercadorias.

 

Perdas não identificadas

Esse tipo de perda, diferentemente daquelas identificadas, não pode ser previsto pelos gestores (ou funcionários) e ocorre ocasionalmente. Em geral, ele só é identificado por meio de um inventário.

 

Furtos

Os furtos são, sem dúvidas, os maiores exemplos de perdas não identificadas. Aliás, esse é um problema recorrente em supermercados — e capaz de causar uma grande quebra de estoque. Infelizmente, tais atitudes podem partir tanto de clientes e visitantes quanto de funcionários, sendo um dos maiores desafios para a equipe de segurança do negócio.

 

Quais as melhores práticas de prevenção de perdas para Supermercados?

Conforme demonstrado, o problema é grande e possui diversas origens. Toda essa complexidade e os prejuízos financeiros causados demandam muita estratégia de gestores e empreendedores.

 

Realize inventários rotativos

Essa medida, por si só, não contribui diretamente para prevenir perdas de produtos, mas auxilia no entendimento das principais causas que ocasionam o problema. Os inventários rotativos possuem uma grande importância no enfrentamento da situação, já que permitem uma identificação mais rápida das perdas e controle do estoque.

Por serem realizados dentro de períodos específicos e com uma frequência maior, as inconsistências entre o estoque previsto e o existente nas prateleiras são identificadas em menor tempo. Isso, consequentemente, permite que ações mais efetivas sejam implantadas.

 

Organize o estoque

Como anda o estoque na sua loja? Para ter maior controle sobre as mercadorias, é necessário contar com um armazenamento mais organizado em termos de localização e registro dos itens no sistema. Não é raro encontrarmos estabelecimentos em que mercadorias são perdidas por total falta de organização (como quando o produto não é localizado por armazenamento em local inadequado ou não informado no sistema). Portanto, para evitar esse tipo de perda, é essencial que o estoque seja organizado de maneira lógica.

Além disso, é importante que se tenha o cuidado de registrar apenas um código para cada tipo de produto no sistema. Isso evita confusões e perda de controle com relação a quantidades e prazos de validade.

Outra dica valiosa nesse sentido é a utilização da técnica do PEPS — esse talvez seja um dos pontos mais importantes no controle de perdas. A metodologia se resume à lógica de que o “Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai” (ou FIFO, em inglês) e tem como premissa o fato de que a mercadoria que chega primeiro é a primeira que deve sair da prateleira.

 

Tenha um programa de treinamentos dos funcionários

Apostar no treinamento dos funcionários da Prevenção é fundamental para reduzir os índices de perdas em um supermercado. Por isso, procure criar um programa de capacitação voltado para toda a equipe, com auxílio de um profissional qualificado.

Os responsáveis pela limpeza do local, a equipe de segurança e vendas e os funcionários do estoque precisam dominar os protocolos e seguir os processos de Prevenção de Perdas. Eles também devem aprender a evitar perdas no exercício de suas funções.

Rotinas de prevenção de perdas, se o seu Supermercado ainda não possui é de extrema importância que seja definido, para que os processos aconteçam e seja produtivo.

A PROS consultoria automatiza processos com tecnologia, possuímos um Aplicativo BI que auxilia e gera todas as informações de forma instantânea, rápida e produtiva, trazendo na palma da sua mão todos os indicadores e gestão dos processos, facilitando toda sua gestão.

Somos especialistas em Supermercados e ajudamos a resolver os seus problemas! Mesmo que sua equipe não esteja preparada e seus processos atuais de controle e prevenção de perdas não funcionem, ou você não possui um profissional qualificado para coordenar o processo, fique tranquilo! Nós da PROSConsult estamos preparados para implantar os processos e capacitar seus colaboradores, tornando suas perdas em lucro.

Leia mais